O poder do “não “

Já parou para refletir o porque uma palavra “não ” nós feri direta ou indiretamente? Já é automático isso no nosso cérebro.
Não faça isso. Não coloque a mão aí. Não mexa nisso. Não e não!
Inicialmente um ” não ” nós tira da nossa zona de conforto. Ele funciona como um ponto de mudança de caminho, cuja mensagem é simples. ” É PROIBIDO SEGUIR EM FRENTE”
Dependendo do tipo de pessoa que você é e da importância que tem na sua vida alcançar os seus objetivos, podem surgir comportamentos inesperados. Se for imaturo vai esbravejar e espernear, se confiar em si mesma encara o desafio. A maturidade nos permite olhar com menos ilusões, aceitar e compreender com menos sofrimentos, entender com mais tranqüilidade. A palavra “não ” mostra quem sou e quem posso ser, ela é a palavra-chave da vida, então abrace os ” não ” e não tenha medo dele, mas use ele ao seu favor.

Quem não consegue dizer não anula sua essência.

Todo o mal causado pela dificuldade em dizer não vem do medo. Medo de falar a verdade e medo de ter amor próprio. Mas, nenhum nem outro é errado. Falar não às vezes faz nosso coração doer, entretanto, ninguém morre por ouvir a verdade. Não tenha medo de expor seus sentimentos. Devemos ser coerentes com nossos valores e fieis aos nossos sentimentos. Sentimentos e pensamentos precisam estar em equilíbrio constante.

Para terminar
Vamos terminar esse artigo com dicas práticas que ajudarão nesse difícil aprendizado: ok?

Ganhe tempo: Se não quiser recusar imediatamente, diga que responderá após analisar sua agenda. Mas, não esqueça de ligar para dizer porque não pode.

Disco arranhado: Caso a pessoa exija uma resposta imediata, repita que precisa analisar sua agenda mil vezes. Vença pelo cansaço.

Não é culpa sua: Ninguém pode ser julgado por não querer satisfazer as vontades dos outros. Quem reage mal depois de ouvir um não claramente não recebeu limites na infância. Não seja refém de quem não sabe lidar com frustração.

Encerre o assunto: Você foi educado, mas, mesmo assim a pessoa não entendeu? Nesse caso, seja monossilábico e diga “certo”. Fale que você tem uma vida para cuidar e ponto final.

Ensaie: Seguir essas dicas é difícil, porém, ficará mais fácil se você ensaiar na frente do espelho.


O tempo e a maturidade nos ensinam a falar o não que educa, o que nos faz respeitar a imagem refletida no espelho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s